Banner02

Banner08

terça-feira, 25 de junho de 2013

Ex-prefeita Socorro Waquim é nomeada para o Conselho Estratégico do governo do Maranhão

Socorro Waquim é membro do Congep
A ex-prefeita de Timon, Socorro Waquim (PMDB), foi nomeada pela governadora Roseana Sarney para compor o Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas do Governo do Maranhão – CONGEP, órgão que tem como objetivo assessorar o governante estadual em relação à implementação das políticas públicas no estado.

Para isso, o CONGEP foi criado em março de 2007 pelo então governador Jackson Lago (in memoriam), sendo composto por 50 membros com seis representantes de cada uma das seguintes Regionais: Rosário, Barreirinhas, Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Tutóia, Codó, Pinheiro, Cururupu, Viana, Timon, Santa Inês, Zé Doca, Governador Nunes Freire, Açailândia, Imperatriz, Estreito, Balsas, São João dos Patos, Colinas, Presidente Dutra, Santo Antônio dos Lopes, Lago da Pedra, Pedreiras, Barra do  Corda, Bacabal e Caxias.

Diário Oficial com a nomeação da ex-prefeita Socorro Waquim
Como graciosidade por parte da governadora Roseana Sarney, os membros titulares do CONGEP recebem “jeton” (diga-se de passagem, uma forma de pagamento ou compensação), mensalmente que ultrapassa à ordem dos R$ 5 mil e, além disso, os cargos são de livre nomeação do governador(a) que também preside o órgão. O CONGEP se reúne mensalmente em caráter ordinário ou por convocação do presidente. Clique aqui e confira na página 24 do Diário da Assembleia o valor do jeton em 2008.

Por alguns motivos e outras razões, o CONGEP tem sido criticado em diversos setores da política maranhense, sendo que determinadas figuras afirmam que o conselho praticamente não existe e a governadora Roseana Sarney pouco participa das reuniões e que a grande maioria dos membros são políticos decadentes e inexpressivos. Entre os nomes encontrados estão José Reinaldo Calvet (ex-prefeito de Bacabeira), José Mário (ex-prefeito de São João dos Patos), Elinaldo Colaço (ex-candidato a prefeito de Matões), Marconi Bimba (ex-prefeito de Rosário), Priscylla Sá (ex-candidata a prefeita de Presidente Dutra), Danúbia Carneiro ex-prefeita de Chapadinha), entre outros políticos e filhos de ex-prefeitos.

REAÇÃO DA OPOSIÇÃO

Em pronunciamento feito na Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado Rubens Júnior (PC do B), afirmou que o Conselho hoje praticamente não existe, a governadora dificilmente participa das reuniões e serve apenas para quem faz parte dele receber jeton. No seu modo de ver, a ampliação do Conselho Estratégico serviria apenas para acomodar lideranças políticas por conta do processo eleitoral que está chegando. Clique aqui e confira

FALTA DE PRESTIGIO

Pelo visto, a governadora Roseana Sarney continua sem dá atenção devida à ex-prefeita Socorro Waquim que deveria ocupar cargo de maior visibilidade. Dos aliados políticos da governadora Roseana Sarney pelo interior do estado, sem dúvida, a ex-prefeita Socorro Waquim é a que possui maior trânsito nos corredores de Brasília devido à sua proximidade com a alta cúpula do PMDB e alguns ministros. Fora Isto, Waquim desponta com ampla chance de conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa, caso tenha mesmo disposição para enfrentar esse desafio nas próximas eleições de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com